foto

Comércio pode ampliar horário até a véspera do Natal

21 de dezembro de 2020 às 15:20

Descrição: Empresas devem assinar termo de adesão à convenção coletiva

As lojas de Nova Friburgo e municípios vizinhos estão autorizadas a funcionar até 22 horas desde o dia 14 até a próxima quinta-feira, 24, véspera de Natal. A permissão consta da convenção coletiva da categoria, firmada entre o Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) e o Sindicato dos Empregados no Comércio. Braulio Rezende, presidente do Sincomércio, comenta que a medida ajuda a incrementar as vendas, facilita a vida dos consumidores e, neste momento de pandemia, contribui para evitar aglomerações no interior dos estabelecimentos.

“Mais do que nunca, o horário especial de Natal, que todo ano incluímos no nosso acordo, se mostra essencial para o comércio. Além de colaborar no desempenho do setor e facultar aos clientes escolherem o melhor período para irem às compras, agora se revela adequado na manutenção do distanciamento social. Em vários lugares do mundo, o comércio está atendendo durante as 24 horas, justamente para não provocar concentração de pessoas”, argumenta ele, também presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Nova Friburgo. 

Braulio Rezende lembra que a convenção coletiva liberou ainda, em dezembro, a abertura das lojas nos domingos e nas manhãs de segunda-feira, quando normalmente o comércio respeita a Semana Inglesa e tem expediente a partir das 13 horas. Ele acentua que o acordo prevê assinatura de termo de adesão pelas empresas que cumprirem horário ampliado, com vistas a regulamentar o funcionamento extra e resguardar os direitos dos comerciários. 

O presidente da CDL e do Sincomércio afirma que as entidades orientam as empresas a redobrarem os cuidados na luta contra a propagação do coronavírus e pela redução do número de casos de Covid-19 na cidade.

“O comércio de Nova Friburgo vem obedecendo às regras sanitárias em vigor. Mesmo assim, insistimos com as empresas para que procedam à higienização frequente dos ambientes, limitem a quantidade de clientes dentro das lojas, ofereçam álcool em gel e não deixem ninguém, nem funcionários nem consumidores, sem máscaras”, reitera Braulio Rezende.

Os municípios da área de abrangência do Sincomércio e do Sindicato dos Empregados no Comércio que seguem o acordo coletivo de Nova Friburgo são: Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto e Sumidouro.



PEDIDO ÀS POLÍCIAS CIVIL E MILITAR


Braulio Rezende enviou ofícios ao comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Alex Marchito Soliva, e ao delegado titular da 151ª Delegacia de Polícia (DP), Henrique Pessoa, com solicitação para aumento do policiamento na cidade, de modo a elevar a segurança do comércio que trabalha em horário estendido e dos consumidores que fazem suas compras de Natal em Nova Friburgo. Conforme explicou na correspondência, a vigilância ostensiva se torna indispensável nesta época do ano, já que habitualmente cresce o movimento nas ruas, nas lojas e nos bancos, e os consumidores passam a circular com mais dinheiro e sacolas, ficando vulneráveis a assaltos e roubos.

“Pelo que observamos nos últimos dias, nosso pleito foi acatado. A presença de efetivo das polícias Civil e Militar nos centros comerciais é fundamental para vivermos um fim de ano tranquilo em Nova Friburgo”, ressalta Braulio Rezende.