05 de maio de 2021 às 15:21
Descrição: Mentorias individuais gratuitas se seguirão ao evento; próximos tópicos serão hotelaria e gastronomia
O Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) de Nova Friburgo realiza na terça-feira, 11, às 9 horas, palestra virtual com o especialista em varejo Luiz Antonio Secco direcionada a pequenos e médios empresários. Sob o tema “Convivendo ainda com a pandemia: o que fazer para sobreviver no primeiro semestre de 2021”, a palestra consistirá na etapa inicial na cidade do projeto Rio de Mãos Dadas pelo Interior, promovido pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ), com apoio de Sesc RJ, Senac RJ, Sebrae Rio e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Nova Friburgo. As inscrições podem ser efetuadas pelo site https://www.rdmdpelointerior.com.br/novafriburgo, e os 20 primeiros interessados ganharão mentorias gratuitas e individuais, igualmente remotas, com o palestrante. Depois do varejo, o projeto abordará hotelaria e gastronomia.
O Rio de Mãos Dadas pelo Interior objetiva contribuir para o desenvolvimento da economia e para a reativação da potência dos municípios fluminenses impactados pelo longo período de pandemia. Braulio Rezende, presidente do Sincomércio e da CDL, considera de suma importância a decisão da Fecomércio de trazer a ideia para Nova Friburgo. Ele acredita que o projeto ajudará as empresas do varejo, que hoje enfrentam problemas de toda ordem, a superarem as dificuldades e atravessarem a grave crise atual.
“É um trabalho fundamental em prol dos empreendedores da cidade. Além de palestras sobre questões relevantes, seremos presenteados com consultorias, que auxiliarão as empresas a encontrarem caminhos diferentes, saídas criativas para cenários complexos. Estamos muito animados com essa perspectiva”, assinala ele.
Braulio Rezende explica que, desde janeiro, por intermédio do Rio de Mãos Dadas, a Fecomércio oferece, aos empresários do comércio de bens, serviços e turismo, qualificação e treinamento visando à retomada econômica dos municípios. Outras ações para incentivar o otimismo da população fluminense, com as participações dos setores público e privado, estão previstas para o decorrer do ano, como intervenções urbanas, exposições itinerantes, maratonas virtuais e cursos adaptados à nova rotina.
Já o programa de segurança alimentar Mesa Brasil Sesc RJ, também coordenado pelo sistema Fecomércio, intensificou em 2021 a entrega de cestas de hortifrutigranjeiros (frutas, verduras e legumes) em perfeito estado e de alto valor nutricional a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Em Nova Friburgo, a pedido do presidente do Sincomércio, o Mesa Brasil distribuiu no dia 22 de abril cinco toneladas de alimentos, que atenderam a cerca de 450 famílias.