amarela

Nova Friburgo terá bandeira amarela por duas semanas

24 de agosto de 2020 às 11:07

Descrição: Comércio poderá funcionar de segunda-feira a sábado, das 10h às 20h

De hoje até 06 de setembro, o comércio de Nova Friburgo está autorizado a funcionar em bandeira amarela, dentro do regime de cores que regula a retomada gradual das atividades econômicas na cidade. Na última sexta-feira, foi publicado no Diário Oficial do município o decreto nº 678, modificando a métrica utilizada pela Prefeitura para determinar as cores das bandeiras, que passam a vigorar por 14 dias, em vez de sete.   

Na bandeira amarela, as empresas do comércio podem abrir de segunda-feira a sábado, das 10h às 20h, com acesso controlado de clientes na proporção de um para cada atendente. Shopping centers continuam com permissão para funcionar entre 10h e 22h.

O decreto mantém a obrigatoriedade de prestadores de serviços trabalharem com agendamento, ficando vedada a espera de clientes no interior dos estabelecimentos, e usarem Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). As mesmas exigências valem para os segmentos de esmalteria, barbearia, estética e salões de beleza.

Restaurantes, bares, lanchonetes e congêneres podem abrir das 7h às 24h, com 70% de sua capacidade e distância mínima de 1,5 metro entre os usuários. Após esse horário, somente na modalidade de delivery ou com retirada de produto embalado.

Estão liberadas hospedagens em hotéis, pousadas, motéis e estabelecimentos que operam por meio de plataformas digitais ou aplicativos.

Na vigência de qualquer bandeira – permanecem as cores verde, amarela, laranja, vermelha e roxa –, todos os setores devem observar as Normas Regulamentadoras (NRs) relativas à saúde, à higiene e à Medicina do Trabalho, enquanto durar a pandemia. 


ALTERAÇÃO NOS CRITÉRIOS


De acordo com o decreto nº 678, o cálculo das bandeiras levará em conta os seguintes indicadores, que serão aferidos a cada 14 dias: taxa de ocupação média dos leitos de CTI/UTI e de enfermaria destinados exclusivamente a tratamento de pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19, que resume a capacidade do sistema de saúde, e índice de letalidade e variação do número de novos casos positivos, que se constituem nos dados epidemiológicos. Os parâmetros corresponderão a pontos, que vão de 0 a 6 e, somados, sinalizarão o risco de contaminação (muito baixo, baixo, moderado, alto ou muito alto) e as medidas de distanciamento a serem adotadas nas próximas duas semanas.