O Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) de Nova Friburgo é uma entidade sem fins lucrativos, que tem o objetivo de atender às empresas do comércio de bens, serviços e turismo da região. Sua área de abrangência inclui, além de Nova Friburgo, os municípios de Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto e Sumidouro.
Filiado à Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ), o Sincomércio leva informação a seus associados, esclarece dúvidas, amplia contatos, facilita acesso à qualificação profissional, faz chegar às autoridades reivindicações dos empresários e atua sempre na defesa dos interesses do setor.
Anualmente, o Sincomércio participa de negociações com o Sindicato dos Empregados no Comércio de Nova Friburgo com vistas à assinatura da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), que entra em vigor no mês de maio e estabelece piso da categoria, índice de reajuste salarial, formas e prazos para pagamento de salários, cálculo de horas extras, auxílio-transporte, auxílio-saúde, condições de trabalho, garantia de emprego, funcionamento do comércio em datas especiais (Dias das Mães, dos Namorados, dos Pais, das Crianças e Natal), abertura das empresas em feriados e compensação de jornada, entre outros itens.
De dois em dois anos, também com o Sindicato dos Empregados, assina convenção coletiva para regular a Comissão de Conciliação Prévia (CCP), órgão que busca solucionar pendências trabalhistas antes que elas cheguem à via judicial.
O banco de profissionais é mantido pela parceria firmada entre o Sincomércio, a CDL e a Universidade Estácio de Sá. Implantado em 2006, o banco cadastra tanto vagas de empresas que procuram funcionários quanto currículos de candidatos que buscam oportunidades no mercado de trabalho. Os serviços são inteiramente gratuitos.
Como maior diferencial, o banco promove a pré-seleção dos candidatos às vagas oferecidas pelas empresas. Formandos do curso de Psicologia da Estácio ficam responsáveis pela análise dos currículos, pelas entrevistas com os candidatos e pelo controle das vagas.
O banco de profissionais ajuda os candidatos que querem se colocar ou recolocar no mercado, as empresas que encontram dificuldades na contratação de funcionários e os próprios estudantes, que se beneficiam com a aplicação no dia a dia do que aprendem em sala de aula.
E-mail para contato: bancodeprofissionaisnf@gmail.com