18 de março de 2021 às 11:25
Descrição: Projeto se direciona a micro e pequenas empresas
O Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) está apoiando o Sebrae na divulgação em Nova Friburgo do projeto Brasil Mais, que objetiva elevar a produtividade de micro e pequenas empresas de comércio, indústria e serviços com implantação nos negócios de melhorias rápidas e de alto impacto. O projeto pretende alcançar, até dezembro de 2022, 105 mil empresas no país, 3,3 mil somente no Estado do Rio. As inscrições já podem ser feitas em https://brasilmais.economia.gov.br/.
Baseado em consultorias online e presenciais, cem por cento subsidiadas pelo Sebrae, o Brasil Mais atenderá às empresas por intermédio de Agentes Locais de Inovação (ALI), que são bolsistas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) capacitados para o programa. Os ALI irão assistir cada empresa por quatro meses, em seis encontros individuais e três coletivos. Juntamente com os empresários, conduzirão o mapeamento de problemas e a confecção de um plano de ação com vistas ao aumento do faturamento e à redução de custos.
Na opinião do presidente do Sincomércio, Braulio Rezende, o empreendedor que participar do Brasil Mais tem muito a ganhar.
“Contará com orientação técnica para assimilar práticas gerenciais avançadas, estará apto a modernizar processos e cortar gastos, subindo os lucros do negócio. Uma ajuda fundamental em qualquer momento, ainda mais agora, quando todos precisamos superar os desafios advindos da pandemia”, comenta.
Fernanda Gripp, coordenadora do escritório do Sebrae na Região Serrana 1, diz que o programa consiste numa grande oportunidade para aprimoramento de gestão e descoberta de soluções. A Serrana 1 concentra quase 12 mil pequenas empresas voltadas para comércio e serviços, mais de sete mil sediadas em Nova Friburgo.
“O acompanhamento pelo ALI agrega a inovação como meio para o empreendedor obter resultados concretos e fazer crescer a produtividade de seu negócio”, destaca ela.
O projeto Brasil Mais é uma iniciativa da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec), do Ministério da Economia, realizada em parceria com Sebrae, Senai, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e CNPq.