Banco de profissionais recebe currículos na sede da CDL e do Sincomércio

21 de setembro de 2021 às 08:34

Descrição: Em parceria com a Estácio, serviço indica candidatos a vagas nas empresas

O banco de profissionais mantido pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e pelo Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) de Nova Friburgo, em parceria com a Universidade Estácio de Sá, voltou às atividades na última semana. Os serviços são prestados, no momento, por nove formandos do curso de Psicologia da Estácio, que oferecem apoio a candidatos que desejam colocação no mercado de trabalho e empresas que procuram funcionários. O atendimento é inteiramente gratuito. 

Na opinião do presidente da CDL e do Sincomércio, Braulio Rezende, o diferencial do banco consiste na pré-seleção dos candidatos, procedimento que reduz sensivelmente a incidência de erros nas contratações, diminuindo desgastes desnecessários para os dois lados. 

“Os alunos da Estácio analisam os currículos, fazem entrevistas com os candidatos e, quando sugerem nomes para determinada vaga, a probabilidade de dar certo se torna muito maior. O encaminhamento leva em conta os postos mais adequados às competências e habilidades de cada profissional”, salienta Braulio.

O professor e psicólogo Felipe Lemos Josué, supervisor de estágio na Estácio de Sá, ressalta que o banco da CDL e do Sincomércio se mostra excelente referência para aqueles que querem nova oportunidade ou mudança nos rumos da carreira. Ele explica que os formandos cadastram os currículos, traçam o perfil profissional dos candidatos e, por meio de triagem, definem quais se adaptam às vagas disponíveis. Os profissionais não contratados seguem no banco para futura indicação. 

“O processo pode ser comparado a uma peneira, que busca compatibilidade entre a vaga e o candidato. Isso evita frustrações para quem está desempregado e facilita a tarefa dos gestores, poupando as empresas de realizarem seleção, que se revela quase sempre complexa e custosa”, observa o professor.

Felipe Lemos Josué destaca que seus alunos passam por capacitação semanal, com objetivo de dotar o desempenho do banco de profissionais de ainda mais qualidade e eficiência. Ele lembra que existe alternativa de as entrevistas, normalmente presenciais, acontecerem em modo remoto, em razão da pandemia.

Braulio Rezende acrescenta que a CDL e o Sincomércio respeitam com rigor as regras estabelecidas pelas autoridades de saúde contra a propagação de covid-19.

“Nas nossas entidades, adotamos cuidados que garantem segurança a colaboradores e público. Temos tapete sanitário na entrada e álcool em gel nas mesas, obedecemos ao distanciamento mínimo entre as pessoas, não permitimos aglomeração e exigimos uso de máscaras nas dependências do prédio”, reforça o presidente.

O banco de profissionais funciona na recepção da CDL e do Sincomércio, à Rua Fernando Bizzotto 39 – Centro, de segunda a sexta-feira em horário comercial e, nos sábados, na parte da manhã.