foto

Cidade em bandeira vermelha até domingo

07 de dezembro de 2020 às 10:52

Descrição: Comércio pode funcionar das 7h às 20h

De hoje, 07, até 13 de dezembro, as atividades produtivas em Nova Friburgo obedecerão às normas instituídas para a bandeira vermelha, conforme o decreto nº 819, publicado no Diário Oficial eletrônico do município na última sexta-feira, que modificou o funcionamento dos setores dentro do sistema que regula a retomada gradual da economia na cidade. Agora, na cor vermelha, o comércio está autorizado a abrir das 7h às 20h, com acesso controlado de consumidores na proporção de um por atendente. 

Shopping centers têm permissão para funcionar entre 10h e 22h. Prestadores de serviços devem usar Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e implantar regime de agendamento, estando vedada a espera de clientes no interior dos estabelecimentos. Iguais exigências valem para os segmentos de estética, salões de beleza, esmalteria e barbearia.

A abertura de restaurantes, bares, lanchonetes e congêneres pode se dar com 30% da capacidade e distância mínima de 1,5 metro entre os clientes, das 7h às 20h. Após esse horário, somente na modalidade de delivery ou com retirada de produto embalado.

Continuam liberadas hospedagens em hotéis, pousadas, motéis e estabelecimentos que operam por meio de plataformas digitais ou aplicativos, assim como práticas de turismo e visitação a parques do município. 

O decreto proibiu, por 15 dias, o funcionamento de casas de festas, salões sociais, boates, teatros, casas de show, eventos de música ao vivo e desportivos.



CDL e Sincomércio aprovam ampliação do horário


O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) de Nova Friburgo, Braulio Rezende, informou que apresentou ao prefeito ponderação dos empresários sobre a necessidade de estender o horário do comércio na bandeira vermelha, com objetivo de evitar aglomeração nas lojas. De acordo com Braulio, Renato Bravo se revelou sensível ao argumento.

“Mostramos ao prefeito que, se o comércio abrisse em período reduzido, o número de consumidores nas ruas e nas lojas durante o expediente iria aumentar muito. É mais prudente que o atendimento aos consumidores aconteça de maneira diluída, evidentemente seguindo as regras sanitárias em vigor”, defendeu.

Braulio Rezende lembrou que a convenção coletiva da categoria, firmada entre o Sincomércio e o Sindicato dos Empregados no Comércio, já prevê ampliação do horário até 20 horas do dia 1º de dezembro ao próximo sábado, 12, em razão do movimento de vendas para o Natal. Ele reiterou que a CDL e o Sincomércio vêm orientando as empresas a redobrarem os cuidados neste momento de maior propagação do coronavírus e de crescimento de casos confirmados de Covid-19 na cidade.

“Insistimos para que as empresas façam higienização extra dos ambientes de trabalho, impeçam aglomerações, não deixem funcionários e clientes sem máscaras nas lojas, ofereçam álcool em gel para todos. Observamos que o comércio de Nova Friburgo tem respeitado essas medidas”, comentou o presidente.