08 de dezembro de 2020 às 15:49
Descrição: Distinção foi entregue por Braulio Rezende e Alexandre Cruz
Em cerimônia realizada na Câmara Municipal na manhã de terça-feira, 08, o presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio), Braulio Rezende, entregou, juntamente com o presidente da Casa, vereador Alexandre Cruz, o título de Cidadã Friburguense à diretora regional do Sesc RJ, Regina Pinho. A Câmara concede a honraria anualmente a pessoas que não nasceram em Nova Friburgo, mas contribuem para o desenvolvimento da cidade. A escolha do nome de Regina partiu de Alexandre Cruz, em razão dos benefícios trazidos para o município pela atual gestão do Sesc no Estado do Rio.
“Regina é batalhadora, incansável, dona de incrível visão social. Possibilitou que Nova Friburgo fosse brindada no ano passado com a presença das unidades móveis OdontoSesc e Saúde Mulher, que durante meses ficaram estacionadas na Praça do Suspiro atendendo gratuitamente à comunidade. Ela está sempre atenta aos nossos pleitos e tem ideias ótimas para a cidade”, destacou Braulio Rezende, que na solenidade representou Antonio Queiroz, presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), entidade à qual o Sincomércio se encontra ligado.
Confessando-se emocionada com a homenagem e feliz com a reciprocidade de carinho, Regina Pinho disse que, no Sesc, em espaços direcionados à sociedade, se orgulha de conseguir atuar por um mundo melhor. Num ano atípico, ela ressaltou que ações cuidadosamente pensadas permitiram preservar contratos de colaboradores e reinventar o trabalho no modelo virtual. Em Nova Friburgo, acentuou que deseja aumentar a qualidade de vida da população e manter o espírito revolucionário, o vigor e a contemporaneidade das funções da unidade local.
“Promovemos atividades práticas diferenciadas em cada território, numa conjugação de necessidades e interesses diversos. Nesta cidade, investimos fortemente e vamos continuar caminhando unidos, homens e mulheres, porque temos muito a fazer. Que venham novos desafios e novas conquistas para ‘a mais gentil, meiga e formosa flor das montanhas do Brasil’”, assinalou, ao citar a definição de Nova Friburgo eternizada pelo historiador e escritor Raphael Jaccoud.
Na abertura da cerimônia, Alexandre Cruz explicou que, devido à pandemia, a Câmara optou por efetuar tributo aos cidadãos friburguenses em separado, para impedir aglomerações no plenário. Assim, por semana, nas sessões ordinárias das terças e quintas-feiras, são condecorados os indicados por dois vereadores. No mesmo dia de Regina, foram agraciados Átila Robson Brito, farmacêutico, e Ailson Antônio Jacuru, voluntário na Casa dos Pobres São Vicente de Paula.
Acompanharam a diretora regional do Sesc RJ na sessão da Câmara Municipal Fernando Silva, diretor de Programas Sociais; Adriana Santos, gerente de Educação; Márcia Costa Rodrigues, gerente de Cultura; Rogério Rezende, gerente de Comunicação; Wando Soares, assessor de Imprensa; e Alexandre Couto, gerente da unidade do Sesc em Nova Friburgo.
Sobre Regina Pinho
Natural de Senador Pompeu (CE) e mãe de três filhos, Regina Pinho é socióloga, cursou doutorado em Turismo, Lazer e Cultura na Universidade de Coimbra (Portugal) e especialização em liderança executiva no desenvolvimento da primeira infância na Universidade de Harvard (EUA). Entrou no Sesc como estagiária e ocupou vários cargos até chegar à direção regional no Estado do Ceará. Em 2018, assumiu o departamento do Rio de Janeiro, onde lidera cerca de 2,3 mil colaboradores.
Sob sua coordenação, em 2019, a Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher prestou exames de mamografia e preventivo de câncer do colo de útero a mais de três mil mulheres em Nova Friburgo, de graça. A Unidade Móvel OdontoSesc ofereceu, também de forma gratuita, tratamento odontológico de atenção básica, que incluiu procedimentos de restauração, extração simples, raspagem, limpeza e raio-X. Simultaneamente, o Sesc levou orientações de educação em saúde a mais de 8,6 mil pessoas em escolas, ONGs e outros órgãos.
A pedido do presidente do Sincomércio, Braulio Rezende, no momento a direção regional amplia a capacidade do hotel em Nova Friburgo de 20 para 52 apartamentos. Ainda por interferência de Braulio, neste ano o Sesc emprestou as instalações do hotel para hospedar profissionais de saúde que operaram na linha de frente contra a Covid-19, evitando contágio de seus familiares.
Foto: Pablo Machado