Escultura é manejada, e as mãos se unem: mensagem positiva para um 2021 melhor

21 de julho de 2021 às 12:41

Descrição: Exposição ficará na Praça Dermeval Barbosa Moreira só até sábado

A exposição do movimento Rio de Mãos Dadas, trazida a Nova Friburgo pelo Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) e instalada na Praça Dermeval Barbosa Moreira, no Centro, vai ser encerrada no próximo sábado, 24. Na última semana, a escultura que integra a mostra foi manejada, e as duas mãos que estavam afastadas se uniram, num gesto simbólico que pretende divulgar mensagens positivas para que a população vislumbre um 2021 melhor. Promovido pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ), o movimento começou na capital e em julho seguiu para o interior com o nome de Rio de Mãos Dadas pela Sua Cidade. Em Nova Friburgo tem apoio da Prefeitura Municipal.

“Essa proposta simboliza a esperança na superação da pandemia e em tempos em que poderemos retomar o contato com as pessoas, recuperar tudo aquilo a que renunciamos num período de enormes desafios”, destaca o presidente do Sincomércio, Braulio Rezende.

Desde o início do ano, a campanha Rio de Mãos Dadas disponibiliza aos empresários do comércio mostras itinerantes, maratonas virtuais, treinamentos e cursos adaptados à rotina dos negócios alterada com o distanciamento social. A subdivisão para o projeto Rio de Mãos Dadas pela Sua Cidade visou a efetivar ajuda aos municípios no enfrentamento à pandemia e a aproximá-los dos serviços oferecidos pelas unidades fixas e móveis de Sesc RJ e Senac RJ, entidades que compõem, assim como o Sincomércio de Nova Friburgo, o Sistema Fecomércio. Os serviços incluem atendimentos odontológico e de saúde da mulher, fomento à cultura e ao lazer e formação e capacitação profissional. 

Outro viés da campanha resultou no projeto Rio de Mãos Dadas pelo Interior, que em maio realizou em Nova Friburgo palestras online e mentorias gratuitas para pequenos e médios empresários dos setores de comércio, hotelaria e gastronomia. 

“As palestras e as mentorias trataram de temas relevantes, de maneira a auxiliar os empreendedores a encontrarem saídas criativas para cenários complexos e de muitas dificuldades. Elas nos deram ânimo para mantermos a luta pela sobrevivência de nossas empresas”, acrescenta o presidente do Sincomércio.