03 de outubro de 2020 às 09:19
Descrição: Abertura do comércio continuará de segunda-feira a sábado, das 10h às 20h
Da próxima segunda-feira, 05, até 18 de outubro, as atividades produtivas em Nova Friburgo obedecerão às regras da bandeira amarela, dentro do sistema que regula a retomada gradual da economia na cidade. Desde o fim de agosto, quando o município alterou o cálculo das bandeiras, que passaram a ser anunciadas a cada 14 dias, será o quarto período seguido em que terá vigência a cor amarela. O comércio fica autorizado a abrir de segunda-feira a sábado, das 10h às 20h, com acesso controlado de consumidores na proporção de um por atendente. Shopping centers podem funcionar entre 10h e 22h.
Prestadores de serviços devem atuar com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e no regime de agendamento, estando vedada a espera de clientes no interior dos estabelecimentos. Iguais exigências valem para os segmentos de estética, salões de beleza, esmalteria e barbearia.
Restaurantes, bares, lanchonetes e congêneres podem funcionar das 7h às 24h, com 70% de sua capacidade e distância mínima de 1,5 metro entre os clientes. Após esse horário, somente na modalidade de delivery ou com retirada de produto embalado.
Também estão permitidas hospedagens em hotéis, pousadas, motéis e estabelecimentos que operam por meio de plataformas digitais ou aplicativos.
DECRETO Nº 714
No último dia 30 de setembro, foi publicado no Diário Oficial eletrônico do município o decreto nº 714, que atualizou as diretrizes da flexibilização e liberou o funcionamento de setores que ainda não haviam sido contemplados anteriormente: clubes sociais e recreativos, casas de festas e salões sociais, salas de cinema e drive-in. Do mesmo modo que os demais, enquanto durar a pandemia, eles precisam observar as normas relativas à saúde e à higiene, como orientações de distanciamento, ventilação dos ambientes, utilização de máscaras de barreira, lavagem frequente das mãos, uso de álcool em gel 70, entre outras.
CRITÉRIOS
Na escala em vigor hoje em Nova Friburgo, as bandeiras têm as cores verde, amarela, laranja, vermelha e roxa. Para chegar à bandeira que permanecerá por duas semanas, o município realiza aferição da taxa de ocupação média dos leitos de CTI/UTI e de enfermaria destinados exclusivamente a tratamento de pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19, que resume a capacidade das unidades de saúde, e do índice de letalidade e da variação do número de novos casos positivos, que se constituem nos dados epidemiológicos. Os parâmetros correspondem a pontos, de 0 a 6, que, somados, sinalizam o risco de contaminação (muito baixo, baixo, moderado, alto ou muito alto) e determinam as medidas para os 14 dias subsequentes.