CDL e Sincomércio sediam encontro de empresários

13 de setembro de 2021 às 15:49

Descrição: com deputado federal Marcelo Freixo

Em visita a Nova Friburgo na última sexta-feira, 10, o deputado federal Marcelo Freixo, pré-candidato do Partido Socialista Brasileiro (PSB) ao governo do Estado nas eleições de 2022, se reuniu à tarde no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) com empresários do comércio e da indústria. Freixo destacou no encontro que, mais do que apresentar soluções prontas, seu objetivo era ouvir vários setores para, nas palavras dele, “entender a cidade”.  

Braulio Rezende, presidente da CDL e do Sincomércio, relatou ao deputado a enorme defasagem de investimentos do Estado no município. Ele citou como exemplo a queda de barreira no quilômetro 53 da RJ-116, que há mais de dois anos prejudica o trajeto dos motoristas que se encaminham ao Rio de Janeiro. Só recentemente, acrescentou, depois de todo esse tempo sem providências, a competência da obra foi reconhecida pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes (Agetransp) como sendo do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Ele salientou ainda que Nova Friburgo, como polo da região, merece receber, além de recursos para problemas pontuais e de infraestrutura, apoio do governo estadual para prestar atendimento de saúde, educação e outros a moradores de 12 cidades vizinhas.

“O Estado teve grande importância na realização de obras, em especial de contenção de encostas, após a tragédia climática de 2011. De lá para cá, praticamente não se fez mais presente, e nós nos sentimos órfãos. Hoje manifestamos ao senhor a esperança de que, caso tenha sucesso nas eleições do próximo ano, olhe com carinho por Nova Friburgo”, acentuou Braulio Rezende.

Marcelo Freixo concordou que os candidatos tendem a deixar o interior de lado, uma vez que a Região Metropolitana detém a maioria dos votos. Assinalou, no entanto, que de sua parte decidiu vir com antecedência à cidade para “abrir canais de entendimento e escuta”. Garantiu que, se for governador, pretende dar a Nova Friburgo lugar de referência no Estado, por seu relevante papel nas produções agrícola, leiteira e de flores de corte, pela vocação turística, pela força do comércio, da indústria e dos serviços.

“Poucas cidades têm potencial diverso assim. Quero pensar esta região junto com vocês. Meu projeto abrange um governo eficiente, transparente e que resulte em desenvolvimento com responsabilidade ambiental, itens que não se excluem. Sou de origem humilde, frequentei universidade pública, fui professor por 20 anos e entrei na política para combater injustiças. Considero inadmissível, por exemplo, que pacientes daqui precisem se deslocar ao Rio para se tratar de câncer. Não envolve somente saúde pública, mas uma questão humanitária”, ressaltou. 

O deputado federal se disse disposto a repactuar, refundar o Estado do Rio de Janeiro, chamando o interior a participar e buscando saídas que incorporem bons profissionais nos cargos certos. Ao classificar a crise fluminense como essencialmente moral, Marcelo Freixo defendeu aliança entre governo, setor produtivo e trabalhadores para “enfrentar a violência brutal do Rio e reverter a estrutura de corrupção que tomou conta da máquina”. Na opinião dele, o Estado necessita tanto de investimentos e empregos quanto de diálogo e união.

“Agradeço pela acolhida nesta casa e afirmo que desejo manter diálogo com os empresários. Unidos, temos que lutar contra a barbárie e o crime e promover segurança e desenvolvimento. Podemos divergir, mas não podemos ter no Estado espaço de geração de violência. Estou indo para um desafio que não é meu, é nosso”, completou Freixo.   

Compareceram também ao evento o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf), Júlio Cordeiro; o presidente do Conselho de Agroindústria da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Antonio Carlos Celles Cordeiro; a vereadora Maiara Felício; o ex-deputado estadual Wanderson Nogueira; entre outras lideranças.

Fonte: Foto: Guilherme Gerolimich