Braulio Rezende pede vinda urgente a Nova Friburgo de unidade móvel de hotelaria e gastronomia

17 de junho de 2021 às 08:11

Descrição: Solicitação foi encaminhada ao presidente da Fecomércio RJ

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) de Nova Friburgo, Braulio Rezende, solicitou à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ) envio prioritário à cidade de unidade móvel do Senac com cursos profissionalizantes de gastronomia e hotelaria. Em correspondência ao presidente daquela entidade, Antonio Florencio de Queiroz Junior, Braulio defendeu urgência na iniciativa, uma vez que o município se constitui importante destino turístico e polo gastronômico da região, mas não conta com ferramentas de qualificação de mão de obra para o setor.

“Somos frequentemente procurados por proprietários de hotéis e restaurantes que mencionam a escassez de colaboradores treinados e a falta de uma instituição de referência na formação desse pessoal”, comentou ele, também presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Nova Friburgo.

Braulio Rezende lembra que, há alguns anos, a cidade recebeu a unidade móvel de hotelaria e gastronomia e, durante bom tempo, colheu os frutos da capacitação oferecida pelo Senac. Na opinião dele, o momento é ideal para repetir a experiência.

“Acreditamos que a vinda da carreta se tornará especialmente proveitosa neste período em que os brasileiros optam por viagens mais curtas, dentro do país, e os hotéis e pousadas buscam reduzir um pouco os prejuízos acumulados com a pandemia”, acrescentou.

O presidente do Sincomércio e da CDL disse estar otimista quanto ao atendimento a seu pedido. Ele destaca que Antonio Queiroz tem se mostrado sensível às necessidades de Nova Friburgo e tratado com carinho tudo o que se relaciona à cidade. Como exemplo, cita a permanência das unidades móveis de odontologia e saúde da mulher por quase seis meses na Praça do Suspiro em 2019; a ampliação da pousada do Sesc, que elevará o número de quartos de 22 para 52; a entrega, em abril, de cinco toneladas de alimentos a famílias em situação de vulnerabilidade social, por meio do projeto Mesa Brasil; a inclusão do município no programa Rio de Mãos Dadas pelo Interior, que brinda pequenos e médios empresários com palestras e mentorias gratuitas; entre outras ideias em desenvolvimento para a cidade.

“Estamos confiantes de que a estrutura do Senac impulsionará nosso turismo e nossa gastronomia, com apoio a trabalhadores que tentam se colocar no mercado e a empresários que lutam para manter vivos os seus negócios”, acentuou Braulio, explicando que o Sincomércio de Nova Friburgo faz parte do Sistema Fecomércio RJ, assim como o Sesc RJ e o Senac RJ.